É já no próximo dia 1 de Janeiro que Mark Schwab irá liderar os destinos da maior aliança de companhias aéreas do mundo. O novo presidente executivo da Star Alliance, da qual faz parte a portuguesa TAP, tem larga experiência no sector aeronáutico e fala fluentemente português e castelhano. Schwab, até agora vice-presidente responsável pelas alianças da United Airlines, irá substituir Jaan Albrecht, que passará a ocupar o lugar de CEO na Austrian Airlines.
A nomeação do novo líder da Star Alliance não suscitou qualquer controvérsia, merecendo o voto consensual dos 28 presidentes executivos das companhias que constituem a aliança, durante a reunião recentemente realizada em Addis Ababa, capital da Etiópia.
Segundo informação da comissão executiva da Star Alliance, a escolha foi precedida de uma análise e prospecção internacional, que resultou num número alargado de candidatos com qualificações muito parecidas. Contudo, na escolha por Mark Schwab, terá pesado a sua larga experiência na indústria aeronáutica, bem como as ligações e conhecimentos internacionais que dispõe.
Mark Schwab iniciou a sua carreia ao serviço da Pan American Airways, em 1975, no escritório que a companhia dispunha no Rio de Janeiro. Aliás, a sua fluência em língua portuguesa resulta precisamente deste facto. Após terminar o vinculo à extinta Pan Am, Schwab ocupou posições na US Airways, American Airlines e United Airlines, quase sempre com funções de representação no exterior, como é o caso da Europa, América Latina ou Ásia.
Fundada em 14 de Maio de 1997 por cinco companhias aéreas – Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Thai Airways International e United Airlines –, a Star Alliance é actualmente a maior aliança de companhias aéreas mundial e conta com a sua sede em Frankfurt, na Alemanha. Actualmente, a aliança dispõe de 28 membros que constituem uma rede com mais de 1.290 aeroportos, distribuídos por 189 países, operados por cerca de 4.070 aeronaves e com um volume anual superior a 607,5 milhões de passageiros.