O viajante e escritor Gonçalo Cadilhe lança o seu mais recente livro – «Passagem para o horizonte» – no dia 9 de Julho, pelas 18h30, na Fnac Chiado, Lisboa.
O livro traz como ingrediente principal a busca pelas melhores ondas do planeta, numa aventura que leva o autor aos cinco continentes.
«Quando completou 40 anos, Gonçalo Cadilhe arrancou para uma volta ao mundo de um ano que pretendia realizar um sonho antigo e reafirmar o sonho de vida que tem levado: viajar e escrever.
Seguindo um itinerário pelos cinco continentes baseado na localização das melhores ondas de surf do planeta, saltando da pobreza extrema da América Latina e da orla do Índico para o excesso de mordomias da Polinésia e da Califórnia, Gonçalo Cadilhe deixa-nos o relato de um périplo variado e original.»
O livro é já o seu 11.º trabalho, depois de «Um Lugar Dentro de Nós», «Encontros Marcados», «O Mundo É Fácil», «1 Km de Cada Vez», «Tournée», «Nos Passos de Magalhães», «África Acima», «A Lua Pode Esperar», «No Princípio Estava o Mar» e «Planisfério Pessoal». «Passagem para o horizonte» é editado pelo Clube de Autor.
Fica aqui um “cheirinho” do livro, com o 1.º Parágrafo:
UMA IDEIA DE LIBERDADE
Poucos dias depois de completar quarenta anos iniciei uma volta ao mundo de doze meses. O itinerário era simples: a partir de uma lista de doze ondas perfeitas, espalhadas pelo litoral dos cinco continentes, pretendia permanecer um mês fazer surf em cada uma delas.