«Este livro é, simultaneamente, um repositório de histórias do Porto e um guia para quem pretende conhecer o Porto dessas histórias.
Com ele, parta à descoberta de um Porto diferente. De um Porto monumental, mas também da cidade das escadinhas, da aragem que sobe do Douro, dos recantos típicos que se precipitam nas encostas sobre o rio.
E sobretudo descubra o Porto de quem o habitou e habita, do portuense de todos os tempos, da sua longa caminhada de milénios e do afã que sempre o motivou na construção da sua cidade.
Caminhe pelo Porto, atravessando a sua história, na companhia de quem melhor o conhece.»
Germano Silva já nos habituou às suas intermináveis histórias sobre a cidade do Porto e acaba de lançar este «Caminhar pelo Porto», um livro que pretende ser um roteiro por algumas memórias desta cidade.
Editado pela Porto Editora, este livro tem 176 páginas e promete ser uma excelente companhia para todos os amantes da História e das viagens – aos locais e às memórias.
O Autor
Germano Silva nasceu em Penafiel, em 1931, mas mudou-se para o Porto ainda criança. O mesmo Porto que o viu crescer e trabalhar durante toda a sua vida.
Enquanto jornalista, a sua carreira profissional começou a desenhar-se em 1956 quando chegou ao Jornal de Notícias como colaborador desportivo. Numa vida totalmente dedicada a este órgão de comunicação, foi estagiário, repórter informador, repórter, redactor e chefe de redacção. Deixou o Jornal de Notícias em 1996, quando decidiu aposentar-se, mas mantém uma coluna semanal a que chamou “À Descoberta do Porto”. Também sobre a cidade do Porto são as crónicas que escreve semanalmente para a revista Visão.
Pertenceu aos corpos gerentes do Teatro Experimental do Porto, da Cooperativa Árvore e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, onde é o presidente da Assembleia Geral.
Foi distinguido com vários prémios, nomeadamente as medalhas de mérito de ouro atribuídas pelas Câmaras Municipais do Porto e de Penafiel.
Como muito poucos, Germano Silva é um grande conhecedor da cidade do Porto e amante da sua rica história.
Sem Comentários