Muito presentes na gastronomia dos países que resultaram da implosão do Império Otomano, numa extensão que cruza o norte de África, passa pelos Balcãs e atravessa o Médio Oriente até ao Irão, os Koftas – também conhecidos por Kufta, kafta, kofteI, ktsitsot ou Cafta – são uma espécie de almôndegas ou salsicha, feitos à base de carne de bovino e borrego, misturados com várias especiarias, alho, cebola e salsa.
Há países do globo onde existem outras variantes de Koftas, muitas vezes até com outros nomes, que podem ser preparados de forma significativamente diferente e em versões vegetarianas, como é o caso do que se faz na Índia: Kofta Lauki, Kofta Shahi Aloo ou Kofta Malai, são apenas alguns dos exemplos.
Desconhecendo-se a verdadeira origem do nome, acredita-te que Kofta poderá ter origem na antiga Pérsia, através do termo kūfta, uma forma do verbo kuftan, que significa “moer” ou “almôndega”. No Irão de hoje, este suculento prato de carne tem a denominação de Kufteh.
Para além da alternativa grelhado, que é o modo de preparação mais habitual, os Koftas podem ainda ser fritos, assados no forno ou guisados.
Ingredientes (faz 12 Koftas):
- 200g de carne de bovino picada (a)
- 100g de carne de borrego picada
- ½ cebola média finamente picada
- 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
- 1 colher de sopa de coentros frescos picados
- 1 dente de alho bem picado
- 1 colher de chá de cominhos em pó
- ¼ colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de pimentão-doce
- ½ colher de chá de pasta harissa
- ½ colher de chá de sal
- Pimenta-caiena q.b.
- Azeite para pincelar
Preparação:
1. Com a ajuda de uma trituradora, pique individualmente os dois tipos de carne e coloque-os num recipiente (b). Adicione a cebola, o alho, as ervas, a pasta harissa, as especiarias e o sal. Envolva agora tudo muito bem até obter uma mistura homogénea.
2. Separe o preparado em 12 porções iguais e faça umas bolas. Depois, enrole-as nas mãos até formar uma espécie de salsicha com cerca de 10 cm de comprimento. Envolva os Koftas em película aderente e deixe refrigerar no frigorífico por um período recomendado de 4 horas.
3. Aqueça uma chapa em lume alto ou ligue o grelhador com o termóstato na posição máxima – havendo possibilidade para tal, opte por um grelhador a carvão porque o resultado será melhor. Pincele os Koftas com azeite e deixe cozinhar, por 6 a 8 minutos, tendo o cuidado de os virar várias vezes – para verificar se a cozedura está a seu gosto, poderá fazer um corte numa das pontas de um Kofta.
4. Acompanhe com pão pita, preferencialmente aquecido, e uma salada feita de couve verde ou alface esfarripada, cebola roxa e salsa. Tempere com azeite e sumo de limão.
Dica: Para simplificar o processo de grelha, poderá utilizar um espeto metálico, previamente pincelado com azeite, e suficientemente comprido para acomodar longitudinalmente 2 ou 3 Koftas. Certifique-se que aperta as duas extremidades de cada Kofta para os selar.
(a) referencialmente na zona da pá ou pernil.
(b) a carne de bovino poderá ser comprada já picada no talho da sua preferência, mas a carne de borrego será mais complicado. Pelo seu sabor mais intenso, nem sempre do agrado de todos, os talhos não picam normalmente borrego, pois é o suficiente para contaminar outros tipos de carne.
Sem Comentários