A receita do afamado Pudim de Mel do restaurante A Charrette

O Pudim de Mel é um dos doces obrigatórios e sempre presentes da lista de guloseimas do restaurante A Charrette. Aliás, trata-se de uma criação de José Pedro e Ana Maria do Carmo (ambos do restaurante) e de Andreza da Conceição (já falecida). Porque não é um segredo guardado a sete chaves, José Pedro teve a amabilidade de partilhar a receita com os leitores da Próxima Viagem.

Ingredientes (4 pessoas):

• 400g de açúcar
• 10 ovos
• 4 colheres de mel
• 4 colheres de azeite
• 1 raspa de limão
• 1 colher de chá de canela
• banha de porco q.b. para untar a forma

Preparação:

Com a ajuda de uma colher de pau, bater por alguns segundos os ovos inteiros com o açúcar. Juntar os restantes ingredientes e continuar a bater até obter uma mistura homogénea. Verter o preparado para dentro de uma forma previamente untada com a banha de porco e levar ao forno, onde deve cozer a uma temperatura média durante aproximadamente uma hora, como de um bolo se tratasse. Depois de pronto, deixar arrefecer, desenformar e servir ou guardar no frio.

O que ver nas imediações:

A vila de Monchique, instalada a uma altitude de 458 metros na serra que lhe dá o nome, é famosa pelas suas águas medicinais desde o tempo dos romanos. Na vila destacam-se a Igreja Matriz de Monchique, o Largo de São Sebastião e a Ermida de S. Sebastião, bem como as Ruínas do Convento de Nossa Sr.ª do Desterro, instalado já fora do perímetro urbano de Monchique. Nas imediações merecem ainda uma visita a Vila Termal das Caldas de Monchique, o Miradouro da Fóia, a Picota e várias cascatas que correm serra abaixo.

Pode encontrar mais informação sobre as atracções que a serra tem para lhe oferecer aqui.

Como chegar
Desde Lisboa, atravesse a ponte 25 de Abril e siga pela autoestrada A2 até à saída 12 para convergir com o IP2 / N123, em direcção a Ourique. Deixada a autoestada permaneça à esquerda na bifurcação e siga as indicações para IC1 / Faro / Ourique. Quando encontrar o cruzamento com o IC1, vire à esquerda e prossiga por cerca de 40 quilómetros até às imediações da aldeia de S. Marcos da Serra. Daqui, deverá tomar à sua direita a EM542 / EN267. Junto à entrada da vila, deverá ainda virar à direita para a EN266 / Rua Serpa Pinto para chegar até ao centro. Aproveite para estacionar por aqui porque nem sempre é fácil circular e encontrar lugar nas imediações do restaurante A Charrette.

Se vem do Norte, siga pela autoestrada A1 até à saída 6 que aponta a direção N114 / Santarém / A2 / A6 / A13. Prossiga pela Circular Urbana de Santarém, por cerca de 6 quilómetros, até à saída que indica A13 / IC10. Siga agora até ao final da autoestrada A13 de forma a convergir com a autoestrada A2. Daqui, proceda conforme indicado no ponto anterior até chegar a Monchique.

No Algarve, percorra a autoestrada A22 (Via do Infante) até à saída 5 para convergir com a EN124, em direção a Portimão. Na primeira rotunda que encontrar, sair na primeira saída para a EN124. Depois de percorrer aproximadamente 3 quilómetros, encontrará nova rotunda, onde deverá seguir pela segunda saída. Percorra agora a EN266 até ao centro da vila.

Onde ficar
Ao nível de alojamento, Monchique conta com algumas opções na própria vila, mas a principal oferta, numa vertente mais rural, estende-se aos quatro cantos da serra. Se for adepto de complexos termais, tem ainda ao dispor a Villa Termal das Caldas de Monchique. Para efectuar a marcação, consulte todas as propostas de alojamento que o nosso parceiro booking.com tem para lhe oferecer.
Mapa

Restaurante A Charrette

Rua Doutor Samora Gil, 30-34 |8550-461 Monchique
Tel.: 282 912 142 | Email: restaurantecharrette@hotmail.com
Horário: das 10h00 às 23h00
Encerra à quarta-feira. Capacidade para 85 pessoas. Não fecha para férias. Aos fins-de-semana e feriados recomenda-se reserva antecipada.