Em 12 de Janeiro de 2009, todos os passageiros isentos da requisição de visto para entrar nos Estados Unidos da América, passaram a necessitar de obter antecipadamente uma autorização electrónica de viagem, seguindo a imposição do Departamento de Segurança Interno Americano. Conhecida como ESTA – Electronic System of Travel Authorization –, o programa abrange actualmente os cidadãos dos seguintes países: Portugal, Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, República Checa, República de Malta, São Marino, Singapura, Suécia e Suíça.
A autorização electrónica de viagem, que consiste apenas num número, só pode ser requerida por viajantes nacionais de um dos países indicados e com passaportes emitidos depois de 2001, sendo obrigatório que estes já disponham do sistema de leitura digital (óptica ou chip). A atribuição da ESTA está limitada a viagens com duração igual ou inferior a 90 dias e a sua validade estende-se apenas a passageiros que pretendam entrar nos EUA para visitas de turismo ou negócios. A autorização é pois de carácter obrigatório e caso a sua requisição prévia não seja efectuada, a entrada em território americano pode ser recusada, com a consequente expulsão para o país de origem.
O formulário que sustenta a atribuição da ESTA, a preencher exclusivamente pelo próprio e a submeter electronicamente junto dos serviços de emigração americanos, requer que sejam enviados elementos, tais como: informação de carácter pessoal; elementos constantes no passaporte; informações sobre a viagem e estadia; e questões relacionadas com saúde, trabalho e crime. A requisição da autorização tem um custo de 14 dólares, a pagar através de cartão de crédito, e sendo concedida tem uma validade de dois anos ou até à data de expiração do passaporte, podendo ser utilizada para viagens múltiplas.
Após o pedido de autorização ser submetido, a resposta das autoridades americanas tende a não ultrapassar as 72 horas. Caso a resposta seja negada, com a indicação “Autorização de Viagem Não Aprovada”, o procedimento a seguir é o pedido formal de visto para entrar nos EUA. Deverá pois solicitar o “visto de não imigrante” no consulado ou embaixada mais próxima.
Para obter esclarecimentos adicionais sobre como viajar para os EUA ou encontrar os consulados e embaixadas mais perto de si, consulte o sítio internet www.travel.state.gov
Para submeter o seu pedido de autorização electrónica de viagem (ESTA), deverá utilizar o sitio internet oficial do Departamento de Segurança Interno, através do endereço https://esta.cbp.dhs.gov
Para voar para os Estados Unidos da América, poderá utilizar o sistema de reservas da eDreams ou de outras agências online como é o caso da Netviagens e Logitravel.
nem todos os requerentes do ESTA são aprovados para entrar nos EUA se esse for o caso em que o pedido deve aplicar o visto no seu consulado em perspectiva.