Todos os turistas que desejam visitar a Índia, necessitam obter um visto, excepto os cidadãos de dois países vizinhos: o Nepal e o Butão. No início de 2010 foi também introduzida a possibilidade em os cidadãos provenientes de alguns países obterem o visto à chegada, simplificação que se mantêm activa para um conjunto de onze países: Finlândia, Japão, Luxemburgo, Nova Zelândia, Singapura, Camboja, Vietname, Filipinas, Laos, Myanmar e Indonésia. Para outras proveniências, o visto de entrada deve ser obtido antes de chegar à Índia, através de qualquer representação diplomática do governo indiano.
Em 2009 as autoridades indianas também introduziram algumas alterações à forma como são emitidos os vistos, alegadamente para permitir um melhor controlo sobre o fluxo de pessoas que anualmente visitam a Índia, aumentando a sua segurança e limitando alguns excessos que estavam a ser cometidos. Embora existam várias alterações pouco relevantes, aquela onde desde logo se nota uma maior restrição é no Visto de Turista. É que se, por um lado, a validade se mantém para a generalidade dos casos em 6 meses, por outro, a característica multi-entrada, até agora normal para o período de validade do visto, deixa de ser atribuída.
Deste modo, os vistos passam a ser emitidos exclusivamente para entradas simples, o que desde logo impede a reentrada do turista no país, mesmo que a data de validade ainda se encontre longe de expirar. Antes das alterações introduzidas pela federação indiana, era frequente muitos visitantes permanecerem em território indiano durante os 6 meses de validade do visto, saindo apenas alguns dias para um país vizinho, onde com relativa facilidade era obtido um novo visto. O expediente repetia-se depois conforme as necessidades de cada um, permitindo uma permanência legal na Índia por tempo quase indeterminado. No fundo, tratava-se de um mecanismo que permita a residência em território indiano, sem impedimento legal, mas para a qual não existia uma autorização formal.
Os vistos de turismo destinam-se a pessoas que desejam entrar em território indiano para visitar amigos ou desenvolver actividades de carácter turístico e lúdico. Embora este tipo de visto possa ser concedido por um período superior a seis meses, conforme a nacionalidade do requerente, as autoridades não permitem que os turistas permaneçam em território indiano por mais seis meses consecutivos. Assim, qualquer validade superior ao período habitual, apenas será útil aos viajantes que desconheçam com precisão a data de partida e desejam prolongar ao máximo a sua permanência no país.
Qualquer viajante que disponha de visto turístico para visitar a Índia, é agora também obrigado a estabelecer um intervalo de pelo menos dois meses entre duas visitas consecutivas. Existem, porém, as seguintes duas excepções:
Autorização de retorno
Os viajantes com urgência em regressar à Índia, num período inferior aos dois meses indicados, podem solicitar uma autorização especial junto de um centro de processamento de vistos, qualquer consulado ou embaixada. De qualquer modo, é necessário esclarecer que aquilo que um viajante considera como uma necessidade urgente pode não o ser para as autoridades indianas, até porque a análise é sempre efectuada com base na sustentação escrita do pedido, bem como na documentação complementar fornecida. Como o resultado desta avaliação é sempre muito subjectivo, mesmo que existam dúvidas quanto ao seu deferimento, não há grandes razões para não o fazer. Aliás, têm até sido revelados publicamente alguns casos onde são concedidas reentradas para situações aparentemente nada urgentes.
Viagem que inclua deslocação a países vizinhos
Para os casos em que uma viagem à Índia também inclua uma visita a países vizinhos ou geograficamente muito próximos, como é o caso do Nepal, Sri Lanka, Paquistão, Tailândia ou Omã, em princípio não haverá impedimento para que haja um regresso num período inferior aos dois meses. Para tal, os interessados só precisam entregar, em conjunto com o pedido do visto, um itinerário detalhado impresso e uma cópia do bilhete com o voo de regresso da Índia. Nestes casos em particular, as entidades consulares dispõem de poder para conceder até três entradas a cada turista, sempre que isso se justifique e sem que lhe seja exigida a formalização do pedido para uma Autorização de Retorno (ver ponto anterior). Contudo, existem alguns casos onde a regra pode não ser aplicada, com a consequente renúncia a uma reentrada no país. Nestes casos, que normalmente estão associados à origem e nacionalidade do visitante, o visto é desde logo assinalado com um carimbo de renúncia à regra.
Qualquer viajante que reentre em território indiano, com um visto de turista, num período inferior a dois meses após a última saída, deve obrigatoriamente registar-se, no prazo de 14 dias, junto de um Centro Regional de Registo de Estrangeiros.
Obtenção do Visto de Turismo em Portugal
Em Portugal, o visto de turismo é emitido pela Embaixada da Índia, instalada no Restelo, em Lisboa. Como esta representação diplomática pertence, desde o inicio do presente mês de Julho, ao sistema electrónico de emissão de vistos implementado pelo governo indiano, todas as solicitações devem agora ser efectuadas online, através do sítio internet https://indianvisaonline.gov.in/visa/
Após submeter toda a informação solicitada, ser-lhe-á disponibilizado um ficheiro, em formato PDF, que deverá imprimir. Depois de concluir esta fase, deverá esperar pelo menos 24h antes de dirigir-se pessoalmente à embaixada, onde se deverá fazer acompanhar pelos seguintes elementos:
- Passaporte com validade mínima de 6 meses;
- Documento resultante do preenchimento electrónico de visto, entretanto impresso;
- Duas fotografias tipo passe;
- € 52,00 em numerário.
Olá boa tarde, sou Angolana residente em Portugal gostaria de saber quais são os documentos necessários para obtenção de visto de turista para Índia.
Olá, tudo bem?
Tenciono fazer visita a India (Lx-Delh, Delh-Lix), contudo nas duas semanas que tenciona estar na India quero ir uns 3 dias ao Nepal…é necessário um segundo visto para reentrar na India vindo do Nepal?
obrigado
Caro Luís,
Actualmente os vistos emitidos em Portugal têm a validade de 6 meses e são multi-entrada, ou seja, pode entrar e sair as vezes que desejar durante este período.
Oi Agostinho! Tudo bem cara? Certeza que sim!
Meu, sou brasileiro e moro na Espanha a muitos anos e moro na India há uns 3 anos, agora, queria te perguntar… Quanto tempo demorao pra entregar o visto pra India? Aqui me dao o de 6 meses mas tenho que sair aos 90 dias orbigatoriamente…. Sabes se lá em Lisboa tem essa regra também?
Valeu pela info brother!
Saudaçoes!
Olá,
Farei um voo de Bangkok para Frankfurt com escala de 1h15 em Delhi.
Será que sabe me dizer se preciso fazer o visto de turista mesmo quando estou em escala?
Vivian,
Se os dois voos forem efectuados na mesma companhia e em Bangkok fizer logo o check-in até ao destino final, não precisando por isso de recolher a bagagem em Delhi, não precisará de fazer qualquer visto.
Já se estivermos a falar de dois voos distintos, que impliquem recolher a bagagem ou a mudança de terminal, neste caso precisará de fazer um visto de transito.
Desejamos que tenha uma excelente viagem.
Olá, Miguel! Sou Brasileira e estarei indo a Portugal em dezembro, desse ano. Estive pensando em tirar o visto para Índia daqui do Brasil, mas primeiramente vou a Portugal e me disseram que estaria perdendo dos 6 meses de validade concedidos no visto, o tempo em que ficar em Portugal. Sendo assim, pretendo tirar o visto diretamente no consulado indiano, em Lisboa. Você sabe me dizer se os requisitos para tirar o visto indiano, para cidadãos estrangeiros, com trânsito em Portugal, são os mesmos?
Tentei mandar um email para a Embaixada Indiana em Lisboa mas, entrei aqui no site e achei que aqui poderia encontrar informação a respeito disso.
Agradeço desde já!
Ana
Ana Carolina,
Aquilo que diz sobre a validade do visto é verdade, mas a questão só se coloca se o somatório do tempo passado em Portugal e Índia ultrapassar os tais 6 meses. Se, por exemplo, passar 2 meses em Portugal e depois mais 3 meses na Índia, não tem qualquer problema e pode perfeitamente obter o visto no Brasil.
Em regra, segundo o que pudemos apurar, os requisitos para obter o visto na Embaixada em Lisboa são os mesmos para os cidadãos estrangeiros, mas será melhor confirmar junto da embaixada. Poderá utilizar o telefone +351 21 304 10 95 ou o endereço de correio eletrônico consular@indembassy-lisbon.org
Não esqueça que os vistos na Embaixada em Lisboa só são obtidos após o preenchimento de um formulário online disponível em https://indianvisaonline.gov.in/visa/
Desejamos que tenha uma excelente viagem.
Sou angolana e portuguesa. Pretendo viajar dia 07.MAR.16 para a India. Como farei escala na Europa, utilizarei o passaporte português. E possível obter um visto na embaixada da India em Angola) Quanto tempo demora e que documentos devo apresentar?
Os meus cumprimentos
Aida,
Em condições normais poderá entregar o seu passaporte português na embaixada da Índia em Luanda para obter o visto de turismo. Em qualquer dos casos sugerimos que contacte directamente os serviços consulares através dos telefones 222-371089 | 222-371097 ou do endereço de correio electrónico hoc.luanda@mea.gov.in. Outra alternativa é deslocar-te à morada [No. 3, Rua 28 De Maio, Maianga, Luanda]. Tenha em atenção que os serviços consulares funcionam de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e 12h00.
Votos de uma boa viagem.
Olá boa tarde,
gostava de lhe fazer uma pergunta sobre os vistos disponíveis para entrar na Índia. É preciso, para pedir um visto regular de turismo, de comprar um bilhete de saída da Índia (de avião ou outro transporte) ainda antes de pedir o visto? E quanto dinheiro temos que ter connosco para nos validar um visto de três meses?
Obrigado e parabéns pelo site.
Miguel,
Antes de mais obrigado pelo comentário e participação.
Desde há uns dois anos que o visto de turismo para a Índia, emitido pela embaixada em Lisboa, voltou a ser válido por um período de 6 meses e em regime multi-entrada. A não ser que algum requisito tenha sito alterado muito recentemente, não é exigido bilhete de regresso e também não é imposto nenhum montante financeiro para que visto seja emitido. Em qualquer dos casos, sugerimos que utilize os contactos indicados no artigo e contacte a embaixada para obter todos os esclarecimentos.
Votos de uma excelente estada na Índia.
Boa tarde,
antes de mais parabéns pelo site, sou Angolana quero saber onde fica a vossa embaixada em Luanda, e qual é o preço do visto, e pela primeira vez dão visto de quantas entradas, obrigada
Cara Zebania,
Obrigado pelo seu comentário. Queira, por favor, ver a resposta a um comentário anterior. Encontrará as respostas para as suas questões.
Obrigado e votos de boas viagens.
Sou angolana e resido em Angola. Gostaria de obter informações sobre o visto de entrada nas ilhas Maldivas.
Cara Alice,
Pelo que pudemos apurar o visto turístico (30 dias) para visitar as Maldivas é obtido à entrada, mas medicante as seguintes condições:
– Dispor de um passaporte com validade mínima de 6 meses;
– Apresentar um bilhete de avião que confirme a saída do país;
– Demonstrar que dispõe de reserva num Resort Turístico ou, em alternativa, de fundos que lhe permitam permanecer no país (100 USD + 50 USD por dia).
Votos de boa viagem.
pedido de visto para india.
governo da provincia de luanda
Vladmir,
Para obter o visto para visitar a Índia deverá contactar directamente os serviços consulares em Luanda. Poderá fazê-lo através dos telefones 222-371089 | 222-371097 ou do endereço de correio electrónico hoc.luanda@mea.gov.in. Outra alternativa é deslocar-te ao endereço [No. 3, Rua 28 De Maio, Maianga, Luanda]. Tenha em atenção que os serviços consulares funcionam de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e 12h00.
Boa tarde,
Antes de mais, parabéns pelo site, pois é uma mais valia para qualquer viajante ter acesso a estas informações úteis.
Vi este seu post sobre a Emissão de Visto Turístico para a India, e já tentei contactar a embaixada, via telefone e via e-mail, mas não obtenho qualquer contacto.
Como sou do Porto, queria saber se há a possíbilidade de tratar das coisas por correio (há semelhança de outras embaixadas). neste sentido, tem algum contacto que me possa facultar, uma vez que os da página da embaixada, não estão ativos??
Obrigada.
Sofia
Sofia, obrigado pelo seu comentário. Pelo que pudemos apurar os contactos indicados no artigo encontram-se correctos. Por vezes a resposta das embaixadas nem sempre é célere como gostaríamos. Sugerimos que insista ou que se desloque pessoalmente às instalações do consolado ou embaixada. Há embaixadas que estão a deixar de receber qualquer tipo de documentação via correio, mas não conseguimos confirmar se esta situação se verifica com as Embaixadas da Índia.