A série Guerra dos Tronos (em inglês Game of Thrones), produzida pelo canal norte-americano HBO e criada pela dupla David Benioff / D. B. Weiss, com base da obra “As Crónicas de Gelo e Fogo”, do escritor George R. R. Martin, já é considerada por muitos como uma das maiores produções audiovisuais de ficção da história. Lançada em 2011, a série já foi nomeada para centenas de importantes prémios para televisão – caso dos Emmy’s (a maior galardão para televisão nos EUA), onde acumula dezenas de vitórias, em diversas categorias, incluindo melhor série.
Pelos prémios que conquistou, os milhares de referências produzidas nos media internacionais, ou o grande debate gerado ao longo dos anos, a verdade é que a Guerra dos Tronos não alcançou reconhecimento por mero acaso. Com um enredo de fantasia bem engendrado, grande complexidade dos seus personagens e os núcleos narrativos que lhes estão subjacentes, a série faz uso de batalhas épicas e grandiosas reviravoltas no enredo, tudo segundo um propósito central: prender o interesse dos espectadores de episódio para episódio. E até o objectivo dos personagens pode considerar-se nobre: conquistar o Trono de Ferro e reinar de maneira soberana nos Sete Reinos que compõem o continente de Westeros.
Mas como tudo tem um fim, para grande desilusão dos fãs, a série terminou com a 8ª temporada. O último episódio foi emitido pela HBO no passado dia 19 de Maio e as cenas finais resumem-se deste modo: Sansa Stark é coroada Rainha do Norte; Arya Stark viaja para Oeste de Westeros, dentro de um navio de exploração; e Jon Snow, na companhia de Tormund Giantsbane, do fantasma e muitos seguidores, deixam a muralha em direcção à floresta.
Agora que não haverá novos desenvolvimentos na história da Guerra dos Tronos, resta a hipótese de visitar alguns dos cenários naturais utilizados para algumas das cenas mais emblemáticas da série. As filmagens foram feitas em alguns países da Europa e África, caso da Irlanda do Norte, Croácia, Marrocos, Espanha e Islândia. Para visitar um destes destinos, só precisa ficar atento às taxas de turismo, começar a arrumar as malas e usufruir de novas aventuras. Na verdade, viajar para estes destinos é fácil, pelo que pode ser uma maneira diferente de ver a Guerra dos Tronos e, melhor ainda, uma excelente oportunidade para pisar os mesmos caminhos que os seus personagens favoritos.
Seleccionámos cinco destinos não apenas com significado para os fãs da Guerra dos Tronos, mas também como excelentes experiências de viagem para qualquer viajante.
Dunbrovnik (Croácia)
Dubrovnik é, de longe, um dos ambientes mais bonitos onde a série foi gravada. Renascida das cinzas após uma guerra que levou à fragmentação da ex-Jugoslávia, a cidade recuperou o seu fulgor e magia. A envolvente medieval, com muralhas e casas de pedra, que remetem à antiguidade e preenchem a paisagem de história, são um bom exemplo disso. Dubrovnik, que está entre as localidades mais visitadas da Croácia, conta também com inúmeras lojas de artesanato, espaços museológicos, bares e restaurantes, tudo lugares relevantes para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura e gastronomia do país. O centro histórico da cidade, utilizado na Guerra dos Tronos para abrigar a King’s Landing (maior cidade dos Sete Reinos e sede do palácio real), conta com vários locais onde foram efectuadas filmagens: a Porta Ploče e Porta Pile, a rua St. Dominika, a fortaleza Bokar ou a torre Minčeta, são apenas alguns dos exemplos.
Aït-Ben-Haddou (Marrocos)
Cidade fortificada, ou alcácer (ksar), Aït-Ben-Haddou situa-se numa colina no sopé do Alto Atlas e é composta por várias pequenas fortalezas ou casbás (kasbahs), essencialmente construídos em taipa e tijolo de argila. Impactante ao olhar de quem se aproxima, o ksar já foi palco de filmagens para grandes produções de Hollywood ou séries de televisão, como é o caso da Guerra dos Tronos. Neste caso em particular, a produção utilizou Aït-Ben-Haddou para gravar as cenas icónicas de Daenerys I Targaryen, durante a longa peregrinação em busca do lugar que a personagem reclama seu por direito, o admirado Trono de Ferro. A cidade está classificada pela UNESCO como Património Mundial e conta com várias mesquitas, habitações e um hotel, de onde os hóspedes podem contemplar uma bela vista sobre região, particularmente ao entardecer. Cruzando o rio, encontramos a parte nova da cidade, lugar onde a oferta hoteleira é variada e compatível com a carteira de todo o tipo de viajantes.
Dark Hedges (Irlanda do Norte)
Para quem já assistiu à série, muito provavelmente, terá tido curiosidade em conhecer Dark Hedges, uma avenida cheia de árvores, quase em forma de túnel, que representam um cenário perfeito para cenas de filmes ou séries. Na produção da HBO, Dark Hedges aparece na segunda temporada, quando Arya escapa de King’s Landing juntamente com alguns dos seus amigos. Segundo alguns relatos, as faias que compõem o túnel foram plantadas por uma família ainda no século 18. O local costuma chamar a atenção de todos os que visitam esta região da Irlanda do Norte, sobretudo depois da exibição da série na TV.
Girona (Espanha)
Cidade catalã com aproximadamente 100 mil habitantes, Girona encontra-se relativamente perto de Barcelona. O seu passado histórico aponta para a instalação na região de várias tribos pré-romanas, mas, enquanto cidade, a sua fundação é atribuída Cneo Pompeyo (político e general romano) durante o século I a.C. O centro histórico que resistiu aos séculos e chegou aos nossos dias, conhecido como “bairro antigo”, é digno de registo e preserva muitos vestígios medievais no seu edificado. E é precisamente nesta zona que foram registadas várias cenas da 6ª temporada, nomeadamente com a personagem Arya Stark e a rainha Margaery, quando, por exemplo, faz o caminho da vergonha saindo do Grande Septo de Baelor – filmado na catedral de Girona que aparece igualmente em muitas outras cenas. Um passeio no “bairro antigo” é uma viagem através da história e remete o imaginário para tempos idos que certamente gostaríamos de revisitar.
Islândia
País de uma beleza natural avassaladora, a Islândia é recorrentemente escolhida para filmar grandes produções. A paisagem gelada, os vulcões, os lagos, as incríveis cascatas e as formações rochosas únicas, fazem desta ilha do hemisfério norte um lugar muito peculiar e difícil de replicar artificialmente. A sociedade islandesa é uma das mais avançadas do globo, com uma economia onde o PIB per capita está no topo mundial, e a cultura é muito baseada no património cultural das nações escandinavas. Todas as temporadas da Guerra dos Tronos recorreram a filmagens efectuadas em várias partes da ilha, como é o caso da montanha Kirkjufell, onde na temporada 6 e 7 é mencionada como a “Montanha Arrowhead”. Grjótagjá, Dimmuborgir, Svínafellsjökull, Glaciar Vatnajökull, Þingvellir ou Þórsmörk, são outros locais onde o leitor pode seguir as pisadas dos vários heróis da série.