Capital: Madrid
População: 47,3 milhões
Línguas faladas: Castelhano 74%, Catalão 17%, Galego 7%, Basco 2%
Diferença horária: GMT+1
Código telefónico internacional: +34
Sistema eléctrico: 230V, 50Hz, tomadas tipo D / G
Condução automóvel feita pela: Direita
Site oficial de turismo: http://www.spain.info/
Religiões: Católicos 94%, Outras 6%
Tipo de governo: Monarquia parlamentar
Dia nacional: 12 de Outubro
Superfície: 505.992 km2
PIB (per capita): 23.400 EUR (est. 2014)
Esperança de vida: 80,5 anos
Com excepção da costa atlântica, onde em Outubro já pode chover com grande intensidade, a Primavera e o Outono são as estações do ano ideais para visitar Espanha. A temperatura é amena e o número de turistas é ainda reduzido.
Agosto continua a ser o principal mês de férias para os espanhóis o que, quando somado ao grande número de estrangeiros que visitam o país neste período, pode dificultar a oferta de alojamento, sobretudo quando falamos em preços mais baixos. Em algumas cidades, precisamente por ser mês de férias para os habitantes locais, alguns restaurantes e locais de diversão nocturna podem estar encerrados.
Em pleno Verão, se excluirmos algumas áreas montanhosas, a zona central do país e algumas regiões do sul podem atingir temperaturas superiores aos 40ºC. São dias que convidam a banhos mas, se a opção for a costa sul do país, há que estar preparado para enfrentar as multidões que tomam conta dos principais lugares de veraneio.
Moeda Oficial: Euro (EUR) > ver câmbios
Em Espanha, as máquinas automáticas para levantamento de dinheiro são conhecidas como “cajeros automáticos” e estão amplamente distribuídas pelo país, mesmo em aglomerados de baixa densidade populacional. Os cartões de crédito da rede Visa, MasterCard e American Express são aceites em quase todo o lado.