Sugestões de visita para o destino Dinamarca
É o mais pequeno e meridional país da Escandinávia, formado por cerca de 400 ilhas (80 são habitadas) e uma península continental (Jutlândia), que faz fronteira com a Alemanha, conferindo-lhe assim uma configuração geográfica bastante original. A maior ilha (Zelândia) é onde fica a capital. Como o país está quase todo cercado por água, independentemente do ponto onde nos encontremos, o mais longe que se pode estar do litoral são apenas 52 Km.
A Dinamarca é um país tranquilo, liberal e moderno, com uma sociedade igualitária e tolerante, onde todos são tratados com igual respeito, ou seja, ninguém é mais importante que ninguém e há uma grande tradição na liberdade de expressão.
O estilo de vida dos seus habitantes denuncia essa descontracção, pois grande parte da população usa a bicicleta como meio de transporte exclusivo. Há uma palavra nacional para aconchego ou união – Hygge – e os dinamarqueses fazem de tudo para vivenciar esse aspecto nas suas vidas: desde o design simples e funcional de móveis e casas até às reuniões familiares e comunhão com a natureza. É um país bastante plano, cheio de bosques e praias de areia branca.
Capital: Copenhaga
População: 5,7 milhões
Línguas faladas: Dinamarquês
Diferença horária: GMT+1
Código telefónico internacional: +45
Sistema eléctrico: 220V, 50Hz, tomadas tipo C / E / F / K. Muitas vezes as tomadas têm um interruptor de ligar e desligar.
Condução automóvel feita pela: Direita
Site oficial de turismo: http://www.visitdenmark.com
Religiões: Cristianismo (Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca)
Tipo de governo: Monarquia constitucional
Dia nacional: 5 de Junho
Superfície: 43.094 Km2
PIB (per capita): 59.831 USD (est. 2013)
Esperança de vida: 80 anos
O clima no país é moderado pela Corrente do Golfo, tornando-o mais ameno do que nos restantes países escandinavos. Existem 4 estações do ano bem definidas. A Primavera, a partir de Abril, é agradável e os meses de Verão (Junho, Julho e Agosto) são os mais quentes mas pode chover. A neve normalmente surge a partir de Dezembro.
A Dinamarca está na zona temperada setentrional. A temperatura média é de 7,7 º C, sendo Fevereiro o mês mais frio (média de 0º C) e Agosto o mais quente (média de 15,7º C). A precipitação média anual é de 61 cm. A costa Ocidental da Dinamarca tem mais chuvas do que o resto do país porque o vento mais comum é o que vem de Oeste. Em Agosto, a temperatura da água do mar pode chegar aos 25º C.
Moeda Oficial: Coroa Dinamarquesa (DKK) > ver câmbios
Cartões de débito e crédito são frequentemente aceites em hotéis, lojas e restaurantes. Em alguns locais podem cobrar uma taxa nos pagamentos efectuados e incluí-la no preço, mas raramente avisam. É sempre melhor perguntar antes de fazer o pagamento se cobram essa taxa adicional e assim evitar surpresas.
Existem caixas multibanco espalhadas por todo o país. Ao levantar dinheiro há informações sobre as taxas cobradas. Eventualmente em locais muito turísticos podem aceitar o euro. É frequente os habitantes de Copenhaga dirigirem-se às caixas ATM com as suas bicicletas e fazerem as transacções sem sequer saírem do velocípede.
Se é um fã do Halloween e adora sentir o medo correr-lhe pelas veias, vai adorar aqueles que a Momondo elegeu como os cinco hotéis que serão o cenário perfeito para a Noite das Bruxas! Dois na Europa e três no continente Americano: Itália, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e Colômbia são os destinos que têm alguns dos hotéis mais assustadores …
Sempre que me perguntam qual a cidade que mais gostei de conhecer até hoje, não encontro uma resposta. Porque são várias. Mas gosto muito de partilhar dicas e sugestões sobre aquelas que me deixaram as melhores recordações, muitas até fora dos típicos roteiros turísticos. Esta é então uma listagem que reflecte a minha experiência pessoal em algumas das minhas cidades …
Início dos anos 70. Um pouco por toda a Europa Ocidental uma geração de estudantes ergue-se contra o poder instítuido. Apenas dois anos antes, Praga e Paris são sacudidas por movimentos populares que abalam as estruturas do Estado. Em Itália e na República Federal da Alemanha jovens esquerdistas plenos de ideais enveredam pela luta armada, fundando respectivamente as Brigadas Vermelhas …