Sugestões de visita para o destino Brasil
Maior país da América do Sul, é o único país da América onde se fala maioritariamente a língua portuguesa. Foi encontrado pelos europeus em 1500, numa expedição liderada pelo português Pedro Alvares Cabral. Hoje é uma das nações mais multiculturais e com maior diversidade de etnias, em parte devido à forte imigração oriunda dos mais diversos cantos do mundo. O tamanho, relevo, clima e recursos naturais fazem do Brasil um país geograficamente diverso. É no Brasil que encontramos as maiores áreas ocupadas por floresta, a Amazónia, e por zonas húmidas de água doce, o Pantanal.
Entre as cidades que merecem especial atenção estão: Rio de Janeiro, talvez a mais turística cidade brasileira; Salvador, Fortaleza e Recife, que são frequentemente destinos de verão para muitas famílias; Manaus, as portas para visitar a vasta selva da Amazónia e onde se pode presenciar o fenómeno do encontro das águas dos rios Solimões e Negro; e Fernando de Noronha, arquipélago brasileiro declarado Património Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001, pelas espécies ali existentes, sendo considerada a “esmeralda do Atlântico”; existem ainda muitos outros locais que despertam a atenção pelas suas características únicas.
Capital: Brasília
População: 204,8 milhões
Línguas faladas: Português + 254 línguas étnicas
Diferença horária: GMT-3
Código telefónico internacional: +55
Sistema eléctrico: 127V / 220V, 60 Hz, tomadas tipo A / B / C / I
Condução automóvel feita pela: Direita
Site oficial de turismo: http://www.visitbrasil.com/
Religiões: Católica 64,6%, Protestante 22,2%, sem religião 8%, Espiritismo 2%, outras 3,1%
Tipo de governo: República federalista
Dia nacional: 7 Setembro
Superfície: 8.516.000 km2
PIB (per capita): 6.790 USD (est.2014)
Esperança de vida: 73,6 anos
Apesar do seu clima tropical, o Brasil apresenta algumas excepções entre as diversas regiões do país. Assim, o clima Brasileiro é caracterizado por 6 grandes regiões climáticas: equatorial (região amazónica), tropical (sul da Amazónia), tropical de altitude (planaltos tropicais), semiárido, subtropical (extremo sul do território brasileiro) e temperado-subtropical. No geral, o Brasil tem um clima com duas estações, a estação húmida com chuvas mais ou menos intensas (Novembro a Março) e a seca (Abril a Outubro). A melhor altura para visitar a maior parte do território Brasileiro é durante os meses de inverno (Junho a Setembro).
Moeda Oficial: Real > ver câmbios
Cartões de débito, como o Visa Electron e MasterCard, podem ser abundantemente utilizados nos mais diversos locais. O Brasil tem uma rede bancária muito extensa e as caixas multibanco são largamente acessíveis, estando espalhadas por todas as cidades brasileiras. Apesar de os conhecidos cartões internacionais serem aceites em todo o país, leve sempre algum dinheiro consigo. Não queira correr o risco de ver o seu cartão recusado numa caixa ATM, situação que pode ocorrer pontualmente. A quantidade máxima diária para levantamento, geralmente R$ 1000, está sempre sujeitas às taxas de câmbios bancárias, que poderão variar de banco para banco e em alguns casos apontar para valores relativamente desfavoráveis. Se pretende levantar dinheiro, tenha pois isso em consideração.
Joinville é a maior cidade de Santa Catarina em território e população. É também o maior polo industrial do estado, pois tem mais de 40 bairros, vários acessos terrestres, um aeroporto e está a aproximadamente 50 km do mar.
Diz-se que viajar é sempre uma oportunidade de descobrir algo de novo, e que repetir uma viagem é uma chance de redescobrir o lugar e o ver com novos olhos. Foi assim comigo, quase diariamente, durante os três anos e meio que vivi na Serra Gaúcha, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O meu estômago é quem costumava chefiar …
Itacaré, que é sede de um município com pouco mais de 25 mil habitantes, tem registado um aumento significativo do turismo, muito pela beleza natural das suas praias e pelas excelentes condições para a prática do surf.
O Rio de Janeiro das praias, do mar e do sol, todo mundo já conhece. Há no entanto outros programas turísticos que não são típicos da beleza tropical, mas que devem merecer a atenção do visitante.
Chegámos à ilha de catamarã, desde Salvador, mas para sair escolhemos a lancha até Valença. E que boa escolha! Além de ser uma estreia para nós, foi também uma viagem muito mais rápida (menos de meia hora contra as duas horas para chegar). Sim, porque foi uma chegada atribulada. Apesar de até ter sido divertido no início, acho que a partir …
Na vida, no amor e nas viagens – dizem os bruxos, os sábios e as mães avisadas -, há sempre o “the one and only”, à americana de Tennesse Williams, ou o lugar em que se pega “o bonde chamado desire”, à brasileira de Nelsinho Motta. É coisa rara isso do amor-lugar-pessoa-perfeitos, tão raro como um homem se evolar pelos …
Ouro Preto (a 100km de Belo Horizonte-MG) foi declarada pela Unesco patrimônio da humanidade em 1980 e é a primeira cidade brasileira a receber esse título. Do mirante do campus principal da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no Morro do Cruzeiro, você consegue visualizar de uma só vez todo o complexo barroco da cidade, só que também se enxergam …
Foi com algum lamento que tivemos de nos despedir do Rio de Janeiro e voltar a fazer-nos à estrada. Voltámos às viagens com tiradas de 24 horas dentro de um autocarro, coisa que temos de reconhecer já fazíamos “com uma perna às costas”! Chegados a Foz do Iguaçu, encontramos uma cidade relativamente pequena, onde os poucos turistas com que nos …
Embora já tenhamos falado do Carnaval do Rio, não falamos propriamente da cidade do Rio de Janeiro. Quando chegamos os nossos sentidos foram consumidos pela enorme euforia do Carnaval, o que na prática se traduziu na falta de tempo para desenvolver actividades mais relacionadas com o “passeio”. Durante a festividade do Carnaval houve tempo para percorrer algumas zonas de Copacabana, …
Bem-Vindos ao Rio de Janeiro! A cidade maravilhosa. A suave descida em direcção ao aeroporto, faz-se sobre uma paisagem única e deslumbrante. Entre montanhas dos mais variados formatos, favelas que enchem as encostas dos montes, um mar de prédios que se entrelaça ao sabor da geografia e um trânsito verdadeiramente infernal, nós parecíamos duas crianças a olhar pela janela do …