Sri Lanka: um fascinante país a desbravar
Chamado de Ceilão até 1972 e de Taprobana na antiguidade, o Sri Lanka é conhecido por gente afável e detentor de algumas das mais deslumbrantes paisagens que podemos encontrar.
Chamado de Ceilão até 1972 e de Taprobana – ilha do rei Rawana – na antiguidade, o Sri Lanka é um país que começa lentamente a despoletar de anos de conflito e guerra civil. Conhecido por gentes de sorriso luminoso e marcado por cidades lendárias com mais de 2500 anos de história, o Sri Lanka é ainda detentor, nos dias de hoje, de algumas das mais deslumbrantes paisagens que podemos encontrar: florestas repletas de elefantes, montanhas cobertas por vegetação luxuriante, cascatas de águas límpidas, templos sagrados ou praias paradisíacas, são apenas alguns exemplos do que D. Lourenço de Almeida terá encontrado em 1505, quando chegou pela primeira vez à ilha.
As antigas capitais do reino, Anuradhapura, Polonnaruwa e Sigiriya – fortaleza construída na forma de um leão agachado, sobre um enorme rochedo; as plantações de chá que se misturam com a beleza sublime da montanha, na região de Nuwara Eliya e Ella; a vibrante cidade de Kandy, com o seu Templo da Relíquia do Dente Sagrado; os parques nacionais de Udawalawe e Yala; a impressionante fortaleza de Galle, originalmente fundada pelos portugueses; as maravilhosas praias do Sul e a Lagoa de Weligama, local onde habitualmente se avistam os conhecidos pescadores que se equilibram sobre estacas; ou a capital Colombo, cheia de recantos para descobrir, são motivos mais que suficientes para merecerem uma viagem ao Sri Lanka.
Capital: Colombo
População: 21,68 milhões (est. 2013)
Línguas faladas: Cingalesa (oficial) 74%, Tamil 18%, outras 8%
Diferença horária: GMT+5:30
Código telefónico internacional: +94
Sistema eléctrico: 230V, 50Hz, tomadas tipo D / M / G
Condução automóvel feita pela: Esquerda
Site oficial de turismo: http://www.srilanka.travel/
Religiões: Budista 69,1%, Muçulmana 7,6%, Hindu 7,1%, Cristã 6,2%, outras 10%
Tipo de governo: República
Dia nacional: 4 de Fevereiro
Superfície: 65.610 km²
PIB (per capita): 3.279 USD (est. 2013)
Esperança de vida: 74 anos
Moeda Oficial: Rupia cingalesa (LKR) > ver câmbios
Os ATM’s estão amplamente distribuídos em Colombo ou cidades de média dimensão, como é o caso de Kandy. Com o crescimento acentuado do turismo, as instituições têm desenvolvido esforços para alargar a rede que suporta o chamado dinheiro de plástico mas, ainda assim, existem muitos locais onde poderá ser difícil levantar dinheiro ou fazer pagamentos com os seus cartões. É por isso aconselhável que se faça acompanhar de algum dinheiro, na moeda local, sempre que viajar para locais mais remotos e por períodos prolongados.
Os cartões de crédito das mais conhecidas redes internacionais, com particular destaque para a Visa e a Master Card, são geralmente aceites em hotéis e restaurantes, sobretudo nos de gama mais elevada. Cartões da American Express e Diners Club podem também ser aceites, mas com menos frequência.
Chamado de Ceilão até 1972 e de Taprobana na antiguidade, o Sri Lanka é conhecido por gente afável e detentor de algumas das mais deslumbrantes paisagens que podemos encontrar.
O caril em pó, de cor amarelo-torrada e cheiro intenso, muito associado à culinária indiana, é uma bem-sucedida invenção dos ingleses, mas o termo já é referenciado em escritos portugueses desde meados do século XVI.
Em substituição do tradicional visto disponível nas representações diplomáticas do país, o Departamento de Imigração e Emigração do Sri Lanka optou por simplificar, desde 1 de Janeiro de 2012, o processo de autorização para as entradas turísticas em território cingalês. Assim, todas as entradas de curta duração passam a estar sujeitas à obtenção prévia da ETA – Electronic Travel Authorization …