Sugestões de visita para o destino Mongólia
Sendo um dos países com menor densidade populacional do mundo, a Mongólia, berço do lendário Gengis Khan, tem uma história riquíssima e ancestral, onde crenças antigas ainda perduram no século XXI. O país tem para oferecer cenários naturais de cortar a respiração e paisagens, na maior parte dos casos ainda intocadas, que se enchem de lagos de água cristalina, comunidades nómadas, mosteiros budistas, milhões de cavalos que galopeiam sobre a estepe, ou dunas de areia fina, em tons dourados, que se agigantam no deserto do Gobi.
A formação rochosa Baga Gazrin Chuluu, o Parque Nacional de Gurvansaikhan e as Dunas Khongoryn, no Gobi, o vale de Orkhon, a cidade de Kharkhorin, os Mosteiros de Erdene Zuu e Amarbayasgalant, o Parque Nacional de Khövsgöl, já muito perto da fronteira russa, e a cada vez mais cosmopolita Ulan Bator, são alguns dos atractivos que não pode perder.
Capital: Ulan Bator
População: 3,2 milhões (est. 2013)
Línguas faladas: Mongol Khalkha 90%, Turco, Russo
Diferença horária: GMT+9
Código telefónico internacional: +976
Sistema eléctrico: 230V, 50Hz, tomadas tipo C / E
Condução automóvel feita pela: Direita
Site oficial de turismo: http://mongoliantourism.gov.mn/
Religiões: Budistas 53%, Ateus 38,6%, Outras 8,4%
Tipo de governo: República Parlamentar
Dia nacional: 11 de Julho (Naadam) e 29 de Dezembro
Superfície: 1.564.116 km2
PIB (per capita): 5.400 USD (est. 2012)
Esperança de vida: 69 anos
Os invernos na Mongólia são rigorosos, não sendo por isso de admirar que Ulan Bator seja considerada a capital mais fria do mundo. O período que vai do meio de Junho ao meio de Setembro, apesar de ser mais propenso a chuvas, é o mais ameno e procurado pelos turistas. Ainda assim, tome nota que no deserto do Gobi as temperaturas podem variar entre 30 graus (em casos extremos podem ser superiores) durante o dia, e os 10 graus no início da madrugada.
Julho é o mês por excelência para assistir ao Naadam, o principal festival do país. Constituído por três tipos de provas – luta livre mongol, corrida de cavalos e lançamento de flecha com arco –, o evento realiza-se entre 11 e 13 de Julho, no estádio nacional dos desportos, em Ulan Bator, e deixa a nação em completo êxtase.
Moeda Oficial: Togrogs / Tugriks > ver câmbios
Na Mongólia, as máquinas automáticas para levantamento de dinheiro começam a proliferar na capital Ulan Bator, bem como nas principais cidades de cada província, mas há ainda alguma dificuldade para as encontrar em cidades mais pequenas. É por isso aconselhável que se faça acompanhar de algum dinheiro quando viajar para locais mais remotos e por períodos prolongados. Os cartões de crédito das mais conhecidas redes internacionais são aceites nas principais cidades do país.
Com uma história riquíssima e ancestral, onde crenças antigas ainda perduram no século XXI, o país berço do lendário Gengis Khan, oferece-nos cenários naturais de cortar a respiração. :: carregue sobre uma das imagens para ver em grande ::
O canto gutural, ou também conhecido como difónico, acredita-se que possa ter mais de 4000 anos de antiguidade e terá a sua origem na zona que envolve a actual República de Tuva e o sudoeste da Mongólia – regiões de Khovd e Govi-Altai. Conhecido localmente como Khoomei, este tipo de canto permite à voz humana executar até três tipos de …