Sugestões de visita para o destino Indonésia
Com mais de 18.000 ilhas, a Indonésia é de longe o maior e mais diversificado arquipélago do planeta, estendendo-se por praticamente dois milhões de quilómetros quadrados, entre dois continentes: Sumatra, a Oeste e junto ao continente asiático; Nova Guiné, a Leste e nas imediações ao continente oceânico. A Indonésia divide fronteiras terrestres com três países: Malásia (ilha do Bornéu), Timor-Leste (ilha de Timor) e Papua-Nova Guiné (na Nova Guiné); e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar.
Localizada na linha do Equador ao longo de uma região altamente vulcânica, a Indonésia possui 400 vulcões, sendo que há pelo menos 90 em vários estágios de actividade. A maioria das ilhas são desabitadas e as maiores, também mais populosas, são: Kalimantan (Bornéu), Sumatra, Irian Jaya (Nova Guiné), Sulawesi e Java.
Num país com esta configuração e em que a capital, Jacarta, não é uma das principais atracções turísticas, a Indonésia oferece experiências e destinos para todos os gostos. Alguns exemplos passam pelos extraordinários rituais da tribo Tana Toraja, em Sulawesi; a misticidade da ilha de Bali; os lagos de Kelimutu, em antigas crateras de vulcões nas Flores; os magníficos templos deBorobudur, na ilha de Java; os Oragotangos em Tanjun Puting; o surf em Sunbawa e no sul de Lombok; e o mergulho no Parque Nacional de Komodo e em Raja Ampat, ao largo da Nova Guiné.
Capital: Jacarta
População: 253 milhões
Línguas faladas: Bahasa Indonésio (oficial), Inglês e dialectos locais, sendo o mais comum o javanês.
Diferença horária: GMT+7 (Sumatra, Java e Kalimantan), GMT+8 (Bali, Sulawesi, Lombok, Sunbawa, Flores, Sumba...) e GMT+9 (Timor, Molucas e Nova Guiné)
Código telefónico internacional: +62
Sistema eléctrico: 110-220 V, 50Hz, tomadas tipo C / F
Condução automóvel feita pela: Esquerda
Site oficial de turismo: http://www.indonesia-tourism.com/
Religiões: Muçulmanos 86,1%, Protestantes 5,7%, Católicos 3%, Hindus 1,8%, não especificadas 3,4%
Tipo de governo: República Constitucional
Dia nacional: 17 de Agosto
Superfície: 1.919.440 km2
PIB (per capita): 3,475 USD (est. 2013)
Esperança de vida: 70,6 anos
Com condições climáticas moderadas ao longo de todo o ano, a Indonésia pode ser visitada em qualquer altura. À semelhança de outros países da região, existem duas estações distintas: a seca (favorita da maioria dos visitantes), que vai de Abril a Outubro, e a estação húmida, onde as temperaturas são mais baixas e agradáveis, mas onde existe maior probabilidade de precipitação.
Uma vez que o país é maioritariamente muçulmano, recomenda-se evitar o período do Ramadão, pois é difícil obter comida durante o dia e as actividades gerais são reduzidas a níveis mínimos.
Moeda Oficial: Rúpia Indonésia (IDR) > ver câmbios
Na Indonésia os ATM’s estão bastante distribuídos pelas cidades do país. No entanto, há que ter em atenção que quando visitar pequenas vilas ou aldeias o acesso a uma caixa automática pode ser restrito, ou seja, é sempre melhor ter dinheiro disponível na moeda oficial. Como a moeda local tem um valor bastante reduzido, os levantamentos em ATM acabam por se transformar numa fonte secundária de obter dinheiro, recomendando-se por isso o transporte de Dólares e / ou Euros para se fazer câmbios em agentes oficiais. Os cartões de débito e crédito da rede Visa, MasterCard e American Express são amplamente aceites.
Em toda a vastíssima e exótica Indonésia, o afamado templo de Borobudur – Património Mundial da Humanidade, construído entre 750 e 850 d.C. durante o reinado da dinastia Śailēndra e maior templo budista do planeta – era um dos locais que mais desejava conhecer. Depois de uma visita culturalmente fascinante à cidade de Yogyakarta, que terminou abruptamente quando o vulcão Raung – nas proximidades do mágico Kawah Ijen e a …
Em Georgetown – ilha de Penang, Malásia – conheci Luke, um surfista / carpinteiro australiano que vive há cerca de quinze anos na Indonésia. Nessa altura, depois de ouvir a sua história magnetizante – estava a acabar de construir, com as próprias mãos, a sua casa / mini resort em Tanahmasa – e dele me mostrar a localização da ilha – um pequeno e remoto “ponto” …
Visitar o vulcão Kawah Ijen, na ilha indonésia de Java, para além de um incrível espectáculo natural, é também uma pequena viagem no tempo. Dezenas de homens – talvez super-homens – sobem e descem as encostas, quase como formigas, na busca do precioso enxofre que se encontra no interior da cratera, junto a um lago azul-turquesa. A ascensão, que totaliza …