China • Inspiração e dicas • Ao Sabor do Vento
Orquestra de Lijiang

Bandeira da China

Sugestões de visita para o destino China

O imenso Império do Meio localiza-se bem no coração da Ásia, sendo o terceiro maior país do mundo – em termos de área total – e o mais populoso. O seu vasto território estende-se por 9,6 milhões de quilómetros quadrados, vinte e duas províncias, cinco regiões autónomas – Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi -, quatro municípios centrais – Pequim, Xangai, Tianjin e Chongqing –, duas regiões administrativas especiais – Macau e Hong Kong – e, finalmente, um estado insular com características muito próprias – Taiwan.

A China possui a maior fronteira terrestre do planeta, que totaliza 22.117 km e faz fronteira com catorze países – mais do que qualquer outro país do mundo: Vietname, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte.

Dada a vastidão do seu território, existe uma enorme variedade de paisagens: o Sul é dominado por colinas e baixas cordilheiras; no Norte, junto aos bordos do planalto da Mongólia Interior existe uma grande planície aluvial; a leste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, encontram-se extensas planícies aluviais densamente povoadas; a oeste, localizam-se as cordilheiras mais importantes, especialmente os Himalaias, e altos planaltos entre as paisagens mais áridas, como o Taklamakan e o deserto de Gobi. No centro leste localizam-se os deltas dos dois maiores rios chineses, o rio Amarelo e o rio Yangtzé, mas há também a destacar outros rios importantes como o Xi-Jiang, o Mekong, o Brahmaputra ou o Amur.

Num país desta dimensão e com uma história tão antiga, os locais a visitar são praticamente infinitos: desde a tradicional Pequim à cosmopolita Xangai, da Grande Muralha ao Buda Gigante de Leshan, do vasto e desértico Oeste aos verdejantes arrozais de Ping´an, dos pandas de Chengdu aos parques naturais de Wulingyuan e Jiuzhaigou, não esquecendo a montanha mágica de Huangshan.

Dados relevantes

Capital: Pequim

População: 1.375 milhões

Línguas faladas: O Mandarim - Putonghua considerado o idioma oficial de Pequim - é teoricamente falado em todo o país, incluindo Taiwan; o Cantonês, na província de Cantão, Hong Kong, Macau e sudeste do território; o Xangainês no município central de Xangai; o Sichuanês, no centro do território e nas províncias de Sichuan e Chongqing; o Hakka em Fujian, Hainan e Jiangxi; o Uigur que é língua oficial na região autónoma de Xinjiang; e o Tibetano na região autónoma de Xizang.

Diferença horária: GMT+8

Código telefónico internacional: +86

Sistema eléctrico: 220V, 50Hz, tomadas tipo A / C / I

Condução automóvel feita pela: Direita

Site oficial de turismo: http://www.chinatourism.ch/

Outros dados
Quando ir
Dinheiro
Mapa

rochas com caracteres chineses no pico norte de Huà Shān
Crónicas de Viagem

Huà Shān, a ascensão da Montanha dos Cincos Picos

No vastíssimo Império do Meio, existem cinco montanhas sagradas para os taoistas. Uma delas é a montanha Hua, que se pode traduzir como a “Grande Montanha do Oeste”, e está localizada aproximadamente a cento e vinte quilómetros da antiga capital imperial de Xi´an (西安), na província de Shaanxi (陕西). Numa das múltiplas estações de autocarros existentes na quente e grande …

Ler mais 0 Comentários