Sugestões de visita para o destino China
O imenso Império do Meio localiza-se bem no coração da Ásia, sendo o terceiro maior país do mundo – em termos de área total – e o mais populoso. O seu vasto território estende-se por 9,6 milhões de quilómetros quadrados, vinte e duas províncias, cinco regiões autónomas – Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi -, quatro municípios centrais – Pequim, Xangai, Tianjin e Chongqing –, duas regiões administrativas especiais – Macau e Hong Kong – e, finalmente, um estado insular com características muito próprias – Taiwan.
A China possui a maior fronteira terrestre do planeta, que totaliza 22.117 km e faz fronteira com catorze países – mais do que qualquer outro país do mundo: Vietname, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte.
Dada a vastidão do seu território, existe uma enorme variedade de paisagens: o Sul é dominado por colinas e baixas cordilheiras; no Norte, junto aos bordos do planalto da Mongólia Interior existe uma grande planície aluvial; a leste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, encontram-se extensas planícies aluviais densamente povoadas; a oeste, localizam-se as cordilheiras mais importantes, especialmente os Himalaias, e altos planaltos entre as paisagens mais áridas, como o Taklamakan e o deserto de Gobi. No centro leste localizam-se os deltas dos dois maiores rios chineses, o rio Amarelo e o rio Yangtzé, mas há também a destacar outros rios importantes como o Xi-Jiang, o Mekong, o Brahmaputra ou o Amur.
Num país desta dimensão e com uma história tão antiga, os locais a visitar são praticamente infinitos: desde a tradicional Pequim à cosmopolita Xangai, da Grande Muralha ao Buda Gigante de Leshan, do vasto e desértico Oeste aos verdejantes arrozais de Ping´an, dos pandas de Chengdu aos parques naturais de Wulingyuan e Jiuzhaigou, não esquecendo a montanha mágica de Huangshan.
Capital: Pequim
População: 1.375 milhões
Línguas faladas: O Mandarim - Putonghua considerado o idioma oficial de Pequim - é teoricamente falado em todo o país, incluindo Taiwan; o Cantonês, na província de Cantão, Hong Kong, Macau e sudeste do território; o Xangainês no município central de Xangai; o Sichuanês, no centro do território e nas províncias de Sichuan e Chongqing; o Hakka em Fujian, Hainan e Jiangxi; o Uigur que é língua oficial na região autónoma de Xinjiang; e o Tibetano na região autónoma de Xizang.
Diferença horária: GMT+8
Código telefónico internacional: +86
Sistema eléctrico: 220V, 50Hz, tomadas tipo A / C / I
Condução automóvel feita pela: Direita
Site oficial de turismo: http://www.chinatourism.ch/
Religiões: Taoista, Budista, Cristã 3%-4%, Muçulmana 1%-2%
Tipo de governo: República socialista, governada pelo Partido Comunista Chinês (PCC) sob um sistema unipartidário.
Dia nacional: 01 de Outubro
Superfície: 9.596.961 km2
PIB (per capita): 6.807 USD (est. 2013)
Esperança de vida: 75,2 anos
Dada a complexa topografia do país, bem como a sua vastidão, o clima da China é bastante diversificado, alterando-se de região para região. No Inverno, os ventos de Norte, provenientes de áreas com latitudes mais elevadas, são frios e secos; no Verão, os ventos do Sul, originários de zonas marítimas e de baixa latitude, são quentes e húmidos. Isto faz com que no Sul e Sudeste exista maioritariamente um clima tropical, sendo a precipitação bastante intensa na altura das monções – Junho a Agosto. Já o Norte, Oeste e centro do país, são zonas mais secas, onde as amplitudes térmicas são bastante elevadas entre o Inverno e o Verão. No Norte longínquo, devido à sua longitude, e no Sudoeste longínquo, pela presença da cordilheira montanhosa dos Himalaias, existem condições meteorológicas subárcticas.
Por questões logísticas, maioritariamente ligadas aos transportes, deve evitar-se ao máximo os feriados nacionais, principalmente o ano Novo Chinês e o Festival da Lua, que marca o reencontro familiar e o dia em que se homenageiam os mortos.
Moeda Oficial: Yuan (RMB) > ver câmbios
As máquinas automáticas para levantamento de dinheiro, habitualmente chamadas de ATM, estão amplamente distribuídas pelas cidades do país. Há no entanto que ter em atenção que quando visitar pequenas vilas ou aldeias o acesso a um ATM pode ser restrito, ou seja, é sempre melhor ter dinheiro disponível. E uma vez que as transacções são efectuadas na moeda oficial, tenha sempre Yuans consigo. Os cartões de débito e crédito da rede Visa, MasterCard e American Express, desde que existem dispositivos electrónicos para os utilizar, são amplamente aceites.
Macau é uma região especial, onde a influência portuguesa se faz notar nos mais pequenos aspectos da vivência diária. A modernização e a construção contínua de novos e modernos casinos, fez do território a capital mundial do jogo, ultrapassando a conhecida Las Vegas.
Todos os turistas que desejarem visitar a China necessitam obter antecipadamente um visto para entrar no país, excepto os cidadãos com passaporte de Singapura, Brunei e Japão. Nestes casos, e desde que o documento seja válido, é permitida uma visita até um período máximo de 15 dias. A visita a Macau ou Hong Kong não exige visto, uma vez que foram …
No vastíssimo Império do Meio, existem cinco montanhas sagradas para os taoistas. Uma delas é a montanha Hua, que se pode traduzir como a “Grande Montanha do Oeste”, e está localizada aproximadamente a cento e vinte quilómetros da antiga capital imperial de Xi´an (西安), na província de Shaanxi (陕西). Numa das múltiplas estações de autocarros existentes na quente e grande …
Hong Kong e Macau – 15 e 16 de Abril 2009 Começa o frenesim mal saio da porta do avião. Cedo apercebo-me que estou em minoria. Andamos habituados a ver grupinhos de chineses, japoneses e demais asiáticos por todo o lado a tirarem as suas fotos às coisas. Agora saio no aeroporto maior do mundo e vejo milhares deles por todo …
O povo Naxi é um grupo étnico que habita o sopé dos Himalaias, em algumas regiões das províncias de Yunnan e Sichuan, no sudoeste da China. Muita da sua identidade cultural está relacionada com as antigas rotas da seda e do chá, que ao passarem por esta paragens, durante séculos, conseguiram mesclar algumas das características que melhor definem e caracterizam …