Artigos da categoria 2013, Destino Nova Iorque
A viagem a Nova Iorque, nos Estados Unidos, que aqui iremos relatar passo a passo, foi realizada em Setembro de 2013 por José Alberto, Ana Maria, sua esposa, e Andrea, sua filha. A escolha do país a visitar, sempre que possível diferente do anterior, é feita à vez e percorre os três elementos da família. Em 2013, a viagem a Nova Iorque resulta no concretizar de um sonho de infância da Andreia que sempre quis visitar este local de eleição. Para a Andreia a cidade de Nova Iorque é a sua Jerusalém, o seu lugar sagrado. Nova Iorque é a sua segunda pele. Já assim tinha sido para José Alberto, em 2003 no Brasil, e para a Ana, em 2007 na Turquia.
“Viajamos porque a nossa viagem é descobrir o Mundo…. Porque se fosse para ficarmos num único sítio, não tínhamos pés… Tínhamos raízes.“
Battery Park é um parque urbano localizado no sul da ilha de Manhattan e é ponto obrigatório de partida ou chegada para uma visita à Estátua da Liberdade. Instalado num antigo aterro sanitário, o seu nome deve-se à bateria de canhões ali instalada pelos holandeses para defenderem a Nova Amesterdão.
De nome original “Liberty, Enlightening the World”, a estátua que se encontra instalada da Ilha da Liberdade, representa a deusa romana Libertas e é um presente do estado francês.
O dia esperava-se intenso, cheio de descobertas por fazer e caminhos por palmilhar. Decidimos, por isso, planear a alvorada para bem cedo, pois só assim poderíamos aproveitar a quantidade admirável de atracções que a cidade tem para oferecer. O telemóvel ficou programado para a 06h00 e o despertar, confesso que de forma meio assarapantada, foi ao som da música “Bad …
Perder o passaporte era a menor das minhas preocupações. Mas perder o meu caderno de viagens, era uma catástrofe. Bruce Chatwin, escritor de viagens inglês, 1940-1989). Depois da publicação onde dei conta da minha chegada ao centro de Nova Iorque, julgo que todos aguardariam pelas primeiras palavras sobre o raiar do dia seguinte, mas tal terá de ficar para depois. …
“Turistas não sabem onde estiveram, viajantes não sabem para onde irão!” Paul Teroux, escritor de literatura de viagem, 1941 – Um Cá por casa, sempre que isso é possível, escolhemos democraticamente e à vez um destino diferente para viajar. Em 2013 foi a vez de concretizar um sonho antigo da Andreia: uma viagem a Nova Iorque, cidade bem no coração …
Estes Cadernos de Viagem começaram por sair do disco rígido do computador graças a um amigo meu (por quem nutro uma simpática admiração e enorme gratidão), a residir na luterana (poderia dizer meretrícia, mas luterana parece-me mais consensual) cidade de Amesterdão. Pois este andarilho do Mundo teve o carinho e a amabilidade de me lançar um desafio deveras aliciante: escrever …