Nas escarpas da Mizarela é um percurso pedestre, bem no coração da Serra da Freita, que passa junto a um dos ex-líbris do concelho de Arouca: a Frecha da Mizarela. Esta enorme queda de água, que com os mais de sessenta metros de altura é a maior da península ibérica, encontra-se em pleno rio Caima, junto à aldeia de onde provém o seu nome: Mizarela.

Sob uma paisagem de rara beleza, este percurso estende-se por 8 km de caminhos que acumulam um elevado desnível e são uma reformulação do percurso original, recentemente redesenhado pela Câmara Municipal. As alterações prendem-se com o grande incêndio que em Agosto de 2005 fustigou a zona, contribuindo para a sua profunda alteração, nomeadamente com o desaparecimento de uma grande mancha florestal, constituída na sua maioria por pinhal.

Percurso

O ponto de partida para esta caminhada inicia-se numa zona junto ao parque de campismo do Merujal, através de um trilho que segue em direcção à Mizarela. Chegando à aldeia, há que passar o miradouro e tomar a estrada de alcatrão que dá acesso à aldeia da Ribeira. Após percorrer cerca de 300 metros, vira-se à esquerda, por um caminho que atravessa um carvalhal e do qual se pode obter uma vista magnífica da Frecha da Mizarela.

cascata da frecha da mizarela
A frecha da Mizarela é a maior queda de água da península ibérica.
vestigios de fogo na mizarela
Vestígios do grande incêndio que em 2005 fustigou a zona.

Continuando o percurso através deste carreiro, numa curva, passa-se junto à estrada de alcatrão, para logo seguir em direcção oposta e entrar num trilho que desce um grande declive, entre escarpas, e de onde se avista a cascata da ribeira da Castanheira. Junto ao local onde esta bela cascata conflui com o rio Caima, a progressão torna-se mais suave, acelerando a chegada à aldeia da Ribeira, que se faz através da margem esquerda do rio.

Depois de ultrapassar o pequeno aglomerado de casas que constitui a aldeia, o rio é atravessado através de uma pequena ponte (não é recomendável a travessia por mais de três pessoas em simultâneo), junto a um moinho de água, onde é tomado um trilho que sobe junto à margem direita do rio, até chegar à ribeira da Castanheira, onde há uma inflexão para a direita, acompanhando-a. Após atravessar a ribeira, através de uma ponte de madeira, sobe-se mais alguns metros e atinge-se a crista da escarpa leste, de onde rapidamente se chega à ribeira dos Cabaços e à escola de escalada.

Seguindo o carreiro, e após passar uma colada, intersecta-se o percurso PR15, relativamente perto da estrada de asfalto, que deve ser tomada à esquerda para o levar à aldeia da Mizarela. Daqui, volta-se a seguir o percurso inicial, através do parque de merendas, até chegar ao ponto de partida, junto ao parque de campismo.

pastor alemão do parque de campismo do Merujal
Não fique admirado se for acompanhado pelo fiel guarda do parque de campismo do Merujal.
ponte da aldeia de ribeira sobre o rio caima
Moinho de água e ponte que atravessa o rio Caima, junto à aldeia da Ribeira.
paisagem na serra da freita
Montes e nuances cromáticas que tão bem caracterizam a bela Serra da Freita.