Nas escarpas da Mizarela é um percurso pedestre, bem no coração da Serra da Freita, que passa junto a um dos ex-líbris do concelho de Arouca: a Frecha da Mizarela. Esta enorme queda de água, que com os mais de sessenta metros de altura é a maior da península ibérica, encontra-se em pleno rio Caima, junto à aldeia de onde provém o seu nome: Mizarela.
Sob uma paisagem de rara beleza, este percurso estende-se por 8 km de caminhos que acumulam um elevado desnível e são uma reformulação do percurso original, recentemente redesenhado pela Câmara Municipal. As alterações prendem-se com o grande incêndio que em Agosto de 2005 fustigou a zona, contribuindo para a sua profunda alteração, nomeadamente com o desaparecimento de uma grande mancha florestal, constituída na sua maioria por pinhal.
Percurso
O ponto de partida para esta caminhada inicia-se numa zona junto ao parque de campismo do Merujal, através de um trilho que segue em direcção à Mizarela. Chegando à aldeia, há que passar o miradouro e tomar a estrada de alcatrão que dá acesso à aldeia da Ribeira. Após percorrer cerca de 300 metros, vira-se à esquerda, por um caminho que atravessa um carvalhal e do qual se pode obter uma vista magnífica da Frecha da Mizarela.
Continuando o percurso através deste carreiro, numa curva, passa-se junto à estrada de alcatrão, para logo seguir em direcção oposta e entrar num trilho que desce um grande declive, entre escarpas, e de onde se avista a cascata da ribeira da Castanheira. Junto ao local onde esta bela cascata conflui com o rio Caima, a progressão torna-se mais suave, acelerando a chegada à aldeia da Ribeira, que se faz através da margem esquerda do rio.
Depois de ultrapassar o pequeno aglomerado de casas que constitui a aldeia, o rio é atravessado através de uma pequena ponte (não é recomendável a travessia por mais de três pessoas em simultâneo), junto a um moinho de água, onde é tomado um trilho que sobe junto à margem direita do rio, até chegar à ribeira da Castanheira, onde há uma inflexão para a direita, acompanhando-a. Após atravessar a ribeira, através de uma ponte de madeira, sobe-se mais alguns metros e atinge-se a crista da escarpa leste, de onde rapidamente se chega à ribeira dos Cabaços e à escola de escalada.
Seguindo o carreiro, e após passar uma colada, intersecta-se o percurso PR15, relativamente perto da estrada de asfalto, que deve ser tomada à esquerda para o levar à aldeia da Mizarela. Daqui, volta-se a seguir o percurso inicial, através do parque de merendas, até chegar ao ponto de partida, junto ao parque de campismo.
Nelson, nós não organizamos actividades outdoor ou disponibilizamos guias. A informação que publicámos é para ser utilizada por qualquer pessoa. O percurso está identificado, sendo apenas necessário seguir a sinalização internacional.
Vão organizar o percurso com guia?
Amigos Viajantes! Hoje é inaugurada uma nova secção no projecto Próxima Viagem. Trata-se de uma área inteiramente dedicada ao Outdoor, no caso Trekking e Percursos Pedestres. Além de imagens e um breve descritivo de cada percurso, vamos disponibilizar informações relevantes para a sua realização (dicas, mapas, ficheiros para GPS e Google Earth, brochuras oficiais, etc…). Esperamos que seja do vosso agrado!